A academia está te deixando careca?

A prática de atividades físicas em academias pode estar contribuindo para a queda de cabelo? De acordo com especialistas, o uso de suplementos como shakes ricos em proteína e hormônios de crescimento pode acelerar esse processo.

Isso ocorre porque substâncias como a creatina e a DHEA, presentes nesses shakes, podem aumentar os níveis de testosterona no organismo, o que por sua vez se converte em dihidrotestosterona (DHT). Esse hormônio pode atacar os folículos pilosos, causando a queda de cabelo.

Vale ressaltar que esse efeito colateral afeta principalmente homens que já possuem predisposição genética para a calvície masculina.

Homens que se mantêm ativamente em forma podem estar inadvertidamente acelerando a queda de cabelo. De acordo com especialistas, o levantamento de peso na academia pode desempenhar um papel fundamental na queda de cabelo de um homem – especialmente se combinado com o consumo de proteínas em pó populares. A teoria baseia-se na crença de que, quando combinados, esses dois fatores aumentam os níveis de testosterona e diidrotestosterona (DHT) do corpo, considerados as principais causas da calvície.

Embora produzido naturalmente, o DHT – que é uma versão convertida da testosterona – liga-se rapidamente às células receptoras do fio de cabelo de um homem, bloqueando a absorção de nutrientes essenciais. Com o tempo, isso gradualmente faz com que os folículos encolham e o cabelo murche até que finalmente morra.

Assim, por fanáticos por fitness aumentarem sua exposição ao DHT, os frequentadores de academia também estão arriscando um início precoce de queda e perda.

Atualmente, existem tratamentos relativamente limitados disponíveis. Ensaios clínicos provam repetidamente que as únicas opções reais são Minoxidil e Finasterida. No momento, mais de 90 por cento dos tratamentos para queda de cabelo contêm o composto Minoxidil, que foi originalmente criado como um agente para diluir o sangue, mas funciona em alguns homens para reduzir a queda de cabelo. Pode ser eficaz se usado precocemente para prevenir a queda de cabelo em vez de fazer crescer novos cabelos e é encontrado no Reino Unido em produtos como o Regaine.

Enquanto isso, a Finasterida – um comprimido oral – reduz o DHT bloqueando a 5-alfa redutase. Não foi originalmente projetado para combater a calvície, mas começou a aparecer nas farmácias quando alguns homens que estavam sendo tratados para o aumento da próstata – também pensado para ser causado pelo aumento dos níveis de DHT – notaram que seus cabelos não apenas pararam de recuar, mas também começaram a crescer mais grossos. e mais forte do que antes. Alguns usuários reclamaram que a droga causa efeitos colaterais permanentes e indesejados – incluindo impotência – mas a empresa farmacêutica que a produz, a Merck, afirma que isso acontece com apenas 2% dos usuários.

Felizmente, os transplantes de cabelo são cada vez mais viáveis. O princípio por trás da maioria das cirurgias é mover o cabelo de uma área de cabelo grosso para uma área de cabelo ralo ou pele careca.

Konstantinos Giotis, CEO da DHI Global – que foi pioneira na primeira técnica mecha a mecha, conhecida por seu resultado natural – disse: ‘Realizamos o procedimento pela primeira vez há 46 anos e ele se tornou cada vez mais refinado.

‘Desde então, foi recentemente apelidado de transplante de cabelo da “hora do almoço” por causa de sua velocidade e eficiência, então a indústria certamente está ficando mais refinada e os homens têm escolhas mais realistas.

‘Também oferecemos um tratamento de plasma rico em plaquetas (PRP), que vê o sangue retirado do braço, girado em uma máquina centrífuga para separar as plaquetas ricas em nutrientes, que são reinjetadas no couro cabeludo para melhorar a saúde do cabelo.’

 

Leia o artigo no Daily Mail: http://www.dailymail.co.uk/health/article-3549632

Quero fazer um diagnóstico agora

Tudo o que você precisa fazer é preencher o formulário ao lado, que entraremos em contato o mais breve possível.

Compartilhe isso: